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terça-feira, 18 de dezembro de 2012

D. DINIS, SANTA ISABEL E A INVESTIDURA SIMBÓLICA DA NAÇÃO PELO ESPÍRITO SANTO
As cerimónias rituais e simbólicas da coroação do Imperador do Espírito Santo, introduzidas por D. Dinis e Santa Isabel, inspiravam-se nas antigas tradições templária e cisterciense.
A partir de D. Dinis, o Espírito Santo tornou-se uma das principais devoções da Casa Real. Desse modo, a Festa do Império passou a realizar-se em todas as povoações da Rainha Santa , como Alenquer, Torres Novas, Leiria, Porto de Mós, Óbidos ou Sintra, estendendo-se a todo o continente e pela “África portuguesa, a Índia e principalmente os Arquipélagos da Madeira e dos Açores, donde passou mais tarde, e em grande parte por obra dos açorianos, ao Brasil e à América. Por outras palavras: o auge do culto do Espírito Santo coincide no país com o período mais intenso da expressão portuguesa no planeta.”
Segundo Jaime Cortesão, a coroação do imperador tinha, no inconsciente colectivo do povo português, um significado profundo:
“A investidura simbólica da nação pelo Espírito Santo, espécie de Pentecostes nacional, na missão de propagar a fé a todo o mundo.”

Eduardo Amarante

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