FEITOS HERÓICOS DOS PORTUGUESES NOS DESCOBRIMENTOS
As suas Armas e as dos seus Adversários
A História de Portugal encontra-se repleta de actos de bravura e heroísmo que são demonstrados em situações que desafiam a lógica. O que tornou isso possível e com que armas se confrontou um tão escasso número de portugueses contra exércitos substancialmente superiores?
O estudo comparativo do armamento utilizado esclarece as razões pelas quais foram assumidos certos riscos. Porém, a superioridade das armas lusas não explica tudo. Sem dúvida que a razão principal reside na coragem, qualidade, fé e convicção dos homens que defendiam as suas vidas, bem como a sua lusa identidade.
UMA OBRA QUE NARRA MUITOS CASOS EXTRAORDINÁRIOS DE CORAGEM E HEROÍSMO DOS PORTUGUESES E DÁ A CONHECER AS ARMAS DE AMBOS OS LADOS COMBATENTES
«Não houve outra nação a par da portuguesa que, com tão poucos homens, tivesse escrito páginas tão significativas na História da Humanidade.»
Alguns Feitos Históricos Surpreendentes Relatados Neste Livro:
• 600 portugueses defenderam a fortaleza de Diu num cerco de vários meses contra 70 galés turcas e um exército de terra de 23.000 homens. Após a perda de milhares de homens os turcos desistiram, considerando os portugueses invencíveis. No final do confronto restavam apenas 40 guerreiros portugueses capazes de lutar.
• Um piloto português veio da Índia para Portugal num pequeno barco a remos com uma só vela, tendo o Rei D. João III mandado queimar a minúscula embarcação para não constar que uma viagem destas fosse possível.
• Um português desafiou sozinho um exército turco de milhares de guerreiros para recuperar um capacete perdido que lhe tinha
sido emprestado.
• Cinco portugueses tomaram uma galé turca de 150 guerreiros.
• Dois portugueses defenderam um baluarte em ruínas contra 700 turcos, impedindo a sua tomada.
• 120 portugueses conquistaram uma fortaleza defendida por um exército de 50.000 guerreiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário