Meditação por Portugal

Ao Encontro da Alma Luzitana

Vamos postar aqui todos os contributos que vão sendo postados no facebock no grupo da meditação.

http://www.facebook.com/#!/groups/296337117096239/

BEM VINDOS

www.portograal.no.comunidades.net


quinta-feira, 27 de março de 2014


Em memória de Jaques de Molay e dos TEMPLÁRIOS
Em memória de Jaques de Molay e dos templários.

Há 700 anos, a 18 de Março de 1314, Jacques de Molay, último Grão-Mestre da Ordem do Templo, Geoffroy de Charna...y, Mestre da Normandia, e outros templários, foram cobardemente assassinados às ordens de Filipe IV, na altura Rei de França, que os condenou a serem queimados na fogueira.

Quando foi queimado na fogueira, Jacques de Molay teria invocado uma maldição sobre os descendentes do Rei Filipe e que tanto o Rei como o Papa Clemente V iriam comparecer perante o julgamento de Deus antes que o ano terminasse. De facto, tanto o Rei como o Papa viriam a falecer no mesmo ano de 1314, e nos catorze anos seguintes, os três filhos do Rei, seus sucessores no trono, vieram a falecer, encerrando a linhagem directa de três séculos da Dinastia Capetiana.

Em Portugal, o Rei D. Dinis percebendo o absurdo da perseguição aos templários, inteligentemente transferiu todos os bens e privilégios destes para uma nova ordem: Ordo Militiae Jesu Christo ou Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo ou simplesmente Ordem de Cristo, com uma ligeira alteração na cruz templária. Essa nova cruz é a Cruz da Ordem de Cristo que seria usada nas caravelas, que é usada pelos militares e que ainda hoje em dia é um dos símbolos nacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário