DOAÇÕES DE D. AFONSO HENRIQUES AOS TEMPLÁRIOS PARA A DEFESA E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO PORTUGUÊS
• 1156, D. Teresa Afonso decidiu entregar o seu mosteiro de Santa Maria das Salzedas aos cistercienses ;
• 1159, doação de D. Afonso Henriques aos templários do castelo de Ceras, com todos os seus termos, incluindo Tomar;
• 1160, doação de várias povoações no centro do país a colonos francos;...
• 1169, doação por parte de D. Afonso Henriques aos templários de 1/3 das terras que conquistassem no Alentejo;
• 1172, é entregue à Ordem de Santiago (então estabelecida em Portugal) Arruda, Alcácer, Almada e Palmela (estas três últimas são doadas então à Ordem por D. Sancho I, em 1186);
• 1174, mandou edificar o convento de Santa Maria de Aguiar, um dos mais antigos mosteiros da Ordem de Cister, para servir de habitação e ofício aos monges bernardos. Situado na freguesia de Castelo Rodrigo, é um dos mais belos exemplares do românico de transição. Nele viveu o famoso cronista do Reino, o cisterciense Frei Bernardo de Brito, um dos autores da Monarchia Lusitana.
• 1156, D. Teresa Afonso decidiu entregar o seu mosteiro de Santa Maria das Salzedas aos cistercienses ;
• 1159, doação de D. Afonso Henriques aos templários do castelo de Ceras, com todos os seus termos, incluindo Tomar;
• 1160, doação de várias povoações no centro do país a colonos francos;...
• 1169, doação por parte de D. Afonso Henriques aos templários de 1/3 das terras que conquistassem no Alentejo;
• 1172, é entregue à Ordem de Santiago (então estabelecida em Portugal) Arruda, Alcácer, Almada e Palmela (estas três últimas são doadas então à Ordem por D. Sancho I, em 1186);
• 1174, mandou edificar o convento de Santa Maria de Aguiar, um dos mais antigos mosteiros da Ordem de Cister, para servir de habitação e ofício aos monges bernardos. Situado na freguesia de Castelo Rodrigo, é um dos mais belos exemplares do românico de transição. Nele viveu o famoso cronista do Reino, o cisterciense Frei Bernardo de Brito, um dos autores da Monarchia Lusitana.
in Eduardo Amarante, "Templários", Vol. 2
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