Meditação por Portugal

Ao Encontro da Alma Luzitana

Vamos postar aqui todos os contributos que vão sendo postados no facebock no grupo da meditação.

http://www.facebook.com/#!/groups/296337117096239/

BEM VINDOS

www.portograal.no.comunidades.net


quinta-feira, 27 de março de 2014


O CARNAVAL E SEU SIMBOLISMO
O Carnaval, mais conhecido no meio rural como Entrudo (introitus, entrada) é um rito de passagem de um tempo velho para um tempo novo. Teve a sua última forma expressa nas Saturnais romanas, que compreendiam um conjunto de ritos visando a expulsão das forças malignas do Inverno, em vista da renovação da natureza. Trata-se, fundamentalmente, de uma cerimónia de purificação de fim de Inverno (a morte que precede a vida) para dar início a um novo cic...lo de fertilidade. Nessa altura há uma inversão da ordem natural das coisas e tudo é permitido: o mendigo assume o papel de rei, o homem disfarça-se de mulher, etc.

Originariamente, nessa ocasião acontecia um conjunto de ritos, tais como purgações, procissões mascaradas (as máscaras representam as almas dos mortos que apelam à vida, e a morte do Inverno), extinção e reactivação do fogo, com vista à destruição de tudo o que representava o tempo passado, para dar lugar, com o reavivar do fogo, à criação, à restauração das formas. Estes dias de festa são caracterizados por uma licenciosidade sem malícia que funciona como uma catarse colectiva (abolição das formas, regresso ao caos, prenúncio de uma nova ordem, de um renascimento colectivo), onde se assiste à exteriorização da própria alegria.

O Carnaval é a expressão de antigos cultos agrários associados ao Sol. Em certas localidades queima-se ou mata-se o Meco, figura de palha que simboliza o Inverno ou a morte invernal da natureza. O Carnaval mergulha a sua raiz mais funda numa cerimónia de carácter religioso em vista da fertilidade.

http://eduardoamarantesantos.blogspot.pt/2013/02/o-carnaval-e-o-seu-simbolismo.html

http://www.edicoes-apeiron.blogspot.pt/p/lancamentos.html
See More
Isaura França Tradição seguida em Macedo de Cavaleiros, estive lá em Podence para ver estes caretos  .

Sem comentários:

Enviar um comentário