Meditação por Portugal

Ao Encontro da Alma Luzitana

Vamos postar aqui todos os contributos que vão sendo postados no facebock no grupo da meditação.

http://www.facebook.com/#!/groups/296337117096239/

BEM VINDOS

www.portograal.no.comunidades.net


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Viriato, natural de Lobriga

“…Sucedeu o pastor Viriato, natural de Lobriga, hoje a vila de Loriga, no cimo da Serra da Estrela, Bispado de Coimbra, …”

Hermínius, actual Serra da Estrela. Os Hermínius foram a maior fortaleza, e o coração da Lusitânia.Todos os grandes historiadores antigos, começando pelos Romanos, elogiam as grandes qualidades de Viriato.
Nelas se destacam, a inteligência, o humanismo, a capacidade de liderança, e a sua grande visão de estratega militar e político.A este grande homem, que liderou os Lusitanos, antepassados dos Portugueses, os Romanos só conseguiram vencer recorrendo à vergonhosa traição cobarde.
Este homem, tal como outras grandes figuras que ficaram na história, tinha origens humildes, provando-se na época, tal como hoje, que as capacidades individuais não dependem do estrato social, nem das habilitações académicas.
Viriato era apenas um pastor, habituado desde criança a percorrer as altas montanhas dos Hermínius (actual Serra da Estrela), onde nasceu, e que conhecia como a palma das suas mãos.Foi naquelas montanhas que os que os Romanos tiveram mais dificuldades na sua luta para subjugar os Lusitanos.
À terra natal de Viriato, a localidade mais próxima do ponto mais alto, os Romanos puseram o nome de Lorica, nome de antiga couraça guerreira.Viriato é a primeira figura da nacionalidade lusa, seguida pela figura de D. Afonso Henriques.

Citações de alguns dos principais historiadores romanos antigos:

“… Viriato, um Lusitano de nascimento, sendo pastor desde criança nas altas montanhas da Lusitânia, foi para todos os Romanos, motivo do maior terror. A princípio armando emboscadas, depois devastando províncias, por último vencendo, pondo em fuga, subjugando exércitos de Pretores e Cônsules romanos. …” Orósio

“… Viriato, nascido e criado nas mais altas montanhas da Lusitânia, onde foi pastor desde criança, conseguiu reunir o apoio de todo o seu povo, para sacudir o jugo romano, e fundar uma grande nação livre na Hispânia. …” Floro
http://arqueofuturista.wordpress.com/2006/12/05/viriato-grande-chefe-dos-lusitanos/

Sem comentários:

Enviar um comentário