Meditação por Portugal

Ao Encontro da Alma Luzitana

Vamos postar aqui todos os contributos que vão sendo postados no facebock no grupo da meditação.

http://www.facebook.com/#!/groups/296337117096239/

BEM VINDOS

www.portograal.no.comunidades.net


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Celtas em Porugal


Celtas, os seus Povoados


E quando quase ali ao lado do local de trabalho, descobrimos uma jóia da Cultura Celta em Portugal?

 

Pois é a vida surpreende-nos.
Foi assim que na pausa de almoço, convenci o amigo e colega M. a acompanhar-me nesta expedição. Vi na face de M. aquilo que se vê na face de muitos portugueses que desconhecendo as jóias do passado e ainda por cima “paredes meias” com o seu dia a dia, ficam tão incrédulos como surpresos com a beleza do tesouro que lhes surge pela frente.

Resultado, penso que o meu amigo ficou fã….
Este Castro em questão, que surge nestas fotos é o Castro de Romariz, situado na povoação com o mesmo nome, no concelho de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.
 

Para chegar a esta terra, não é difícil. O que é difícil é encontrar a sinalização do monumento. Ou foi por falta de atenção ou então como o costume, não existem placas a indicar o local. Mas graças a Deus que não é difícil de o encontrar. Um conselho, previamente ir ao google earth, escrever o nome da localidade de Romariz e fazer um zoom sobre uma zona sem árvores situada no cimo do monte que se eleva ao lado da povoação, o castro surge à vista como um conjunto de círculos, tirar ent    Aqui fica um pouco da informação oficial que se encontra no site de Santa Maria da Feira [www.cm-feira.pt]

“O Castro de Romariz é um povoado fortificado datado do séc. V A.C., com níveis de ocupação até ao séc. I D.C. Considerada uma das estações arqueológicas mais significativas da região de Entre o Douro e Vouga foi classificada como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto-Lei nº 34 452, de 20 de Março de 1945.

Esta estação arqueológica foi identificada em meados do séc. XIX, com a descoberta de um tesouro monetário – o tesouro de Romariz. Após um largo período de abandono, deu-se início em 1980, a uma nova fase de trabalhos arqueológicos sistemáticos, com o estudo das origens e evolução do habitat castrejo, identificando as diversas fases de ocupação proto-histórica e romana, analisando os aspectos de aculturação face às influências mediterrânicas e aos modelos introduzidos pela romanização.”
Pessoalmente fiquei surpreendido pela sua beleza e óptimo estado de conservação. Há habitações que chegam a ter paredes com 1,5 de altura, coisa rara de encontrar porque muitas vezes os habitantes de outras eras utilizavam as pedras nas construções das suas casas, etc.

Como disse estes povoados são de origem Celta, embora, por vezes tenham servido de abrigo a culturas posteriores.

Sobre os Celtas, não deixaram um único documento escrito e aquilo que sabemos deles é através dos romanos e de alguns mitos.
Na actualidade tem-se um visão muito romântica destes povos, na realidade eram povos um pouco “caóticos” organizados em tribos e possivelmente a maior parte das vezes passavam o tempo a lutar entre si.
Não possuem uma mitologia organizada, cada tribo tinha as suas lendas e os seus Deuses. Ao inicio, antes de serem influenciados pelos romanos, possuíam um culto animista sendo os seus principais Deuses divindades agrícolas, representantes do poder vivificador da natureza.

Em todo o continente Europeu acabaram por ser absorvidos pelos Romanos, mas na Grã Bretanha conseguiram, em determinadas zonas, sobreviver culturalmente ao avanço Romano.

Este castro é um local que vale a pena ser visitado.
Todas as fotos são do Castro de Romariz e são da minha autoria, se as quiserem utilizar para algo estão à vontade. http://macrokosmos.blogspot.pt/2010/07/celtas-os-seus-povoados.html
 
.Os Celtas chegaram a ter pleno conhecimento de que as forças telúricas podiam ser controladas pela mente, que a energia mental interagia com outros campos de forças, e que a energia mental podia direcionar aos canais, ou até mesmo gerar canais secundários de força. Sabiam o que era a energia sutil, e que podiam aumentá-la de uma forma significativa mediante certos rituais praticados em lugares especiais. Para isto escolhiam e preparavam adequadamente os locais ideais para suas cerimoniais sagradas...
http://www.misteriosantigos.com/celtas.htm

Celtas - Mistérios Antigos
www.misteriosantigos.com
A natureza era a companhia do homem primitivo. Ela fornecia abrigo e alimento e, em retorno, a humanidade a reverenciava. As religiões primitivas louvavam as pedras e montanhas, os campos e florestas, os rios e oceanos ...
 
...Verifica-se que a Cultura céltica adotou, no seu sistema esotérico-religioso, a via matriarcal. Isso passou, aos poucos, para a vida social. O que ainda é, hoje, visível em determinadas regiões onde esse sistema foi implantado antes do Segundo Milênio AC, como no centro e norte de Portugal (onde se formaram os celtiberos),...

 
Na área correspondente ao actual Portugal, diversas localidades com toponímica celta encontram-se citadas por autores antigos. Nela, as regiões onde podemos encontrar um maior número desses topónimos são o norte (habitado pelos Galaicos) o centro do país (habitado pelos Lusitanos), mas igualmente o sul (no Alentejo, habitado pelos Celtici, e no Algarve, habitado pelos fortemente celtizados Cónios), o que correspondem às antigas Província romanas da Lusitânia e da Callaecia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Top%C3%B3nimos_celtas_em_Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário