Templários de 40 países avaliam em Tomar nova sede mundial no Convento de Cristo
Membros da Ordem dos Templários oriundos de 40 países vão reunir-se em Tomar para avaliar a fundação de uma sede mundial virtual e cultural da organização no Convento de Cristo, disse à Lusa o Grão Prior de Portugal.
...
O congresso, agendado para 19 a 23 deste mês, realiza-se de dois em dois anos, “e Tomar foi escolhida porque existem salas do Convento de Cristo, cedidas pela Secretaria de Estado da Cultura, que vão ser vistas e avaliadas pelos Grão Priores de todo o mundo para a criação da futura sede mundial da Ordem”, explicou António Trindade.
A sede “virtual e cultural” prevê a instalação de um museu e de uma biblioteca física e ‘online’, “que servirá para a divulgação e promoção da Ordem dos Templários”, tornando-se “uma mais-valia ao nível da atracção turística para a cidade e para a região”, defendeu o responsável pela organização em Portugal.
Cerca de meia centena de participantes é esperada neste encontro mundial cuja agenda de trabalhos prevê a eleição dos órgãos dirigentes para o próximo triénio, bem como “uma discussão “sobre as mudanças para o futuro”, adiantou.
António Trindade destacou a presença de 20 Grãos Priores que viajam da Europa e do continente americano, bem como o último dia de trabalhos que será aberto ao público em geral.
“Para além das sessões diárias marcadas para o Hotel dos Templários, estamos a falar de uma reunião marcada para as 15h00 de sábado, 23 de Março, no Convento de Cristo, na qual os membros estarão devidamente paramentados”, sendo que “durante o ritual serão armados cavaleiros, terminando o dia com um jantar de gala”.
A Ordem dos Templários, salientou o Grão Prior de Portugal, “possui actualmente uma missão humanitária e cultural”, integrando a nível mundial cerca de cinco mil pessoas, sendo que 300 pertencem à organização em Portugal, constituída em Outubro de 2010.
“As pessoas tornam-se membros após convite”, sendo que “o poderio económico ou critérios políticos não são exigências que presidem à sua entrada”, destacou.
António Trindade frisou que a Ordem dos Templários tem representações permanentes em Genebra, Viena e Nova Iorque, é creditada pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas como Organização Não Governamental, sendo-lhe reconhecido o direito a apresentar candidaturas ao Comité do Prémio Nobel da Paz.
O Convento de Cristo, histórico monumento na cidade de Tomar, é classificado pela UNESCO como Património Mundial e pertenceu à Ordem dos Templários, tendo sido fundado em 1160 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais.
Notícia de "O Mirante" de 13 de Março de 2013
Sem comentários:
Enviar um comentário