Meditação por Portugal

Ao Encontro da Alma Luzitana

Vamos postar aqui todos os contributos que vão sendo postados no facebock no grupo da meditação.

http://www.facebook.com/#!/groups/296337117096239/

BEM VINDOS

www.portograal.no.comunidades.net


segunda-feira, 10 de junho de 2013

DOM SEBASTIÃO, UM REI VIRGEM CAPAZ DE RESSUSCITAR A IDADE MÉDIA AGONIZANTE
“Para mim, o homem símbolo de Portugal é um nome que nunca pronuncio sem emoção, porque tenho a impressão de que sobre ele pousaram todas as graças para as quais Portugal era chamado: Dom Sebastião.
“Dom Sebastião tem aspectos por onde ele parece mais um anjo do que um homem.
“Qual é a figura que se encontra na História que, morta, deixa atrás de si uma lenda como a sebastianista?
“Os portugueses entenderam, nebulosamente, que aquilo não podia terminar assim, e ficou uma esperança de pé, de algo que viria, e que — por falta de expressão talvez — eles cometeram o erro de dizer que era Dom Sebastião que voltaria. Mas era a confiança de que a obra começada com Dom Sebastião não terminaria e um dia recomeçaria."
...
Fonte: “A inocência primeva e a contemplação sacral do universo no pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira”, Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, São Paulo, 2008.

http://www.campanhas-apeiron.blogspot.pt/

1 comentário:

  1. Gostei do texto.Com o rapto de Dom Sebastião começa o declínio de Portugal.Sempre tivemos por má sorte Espanha por vizinha e má! Ainda hoje nos persegue e rouba,até com o Mar Nostrum nos ficou...a eles temos de comprar o peixe das nossas águas.Enquanto eles e seus pescadores prosperam,os nossos agonizam e empobrecem....Fraca e traidora oligarquia temos....

    ResponderEliminar