Meditação por Portugal

Ao Encontro da Alma Luzitana

Vamos postar aqui todos os contributos que vão sendo postados no facebock no grupo da meditação.

http://www.facebook.com/#!/groups/296337117096239/

BEM VINDOS

www.portograal.no.comunidades.net


quinta-feira, 25 de abril de 2013

sta. maria madalena!
Al-cobertas-rio maior!
sta. maria madalena!
Al-cobertas-rio maior!

Um dos monumentos mais importantes que existe em Alcobertas é sem dúvida a Igreja de Santa Maria Madalena devido ao seu Dólmen.
O Dólmen de Alcobertas foi um monumento funerário megalítico (datado do período de 4000AC a 3500AC) e encontra-se entre os 10 maiores da Península Ibérica. Desde 1957 que este Dólmen está classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP).



O Dólmen é formado por oito esteios de calcário e já possuiu um monólito que tapava a câmara mas que entretanto se partiu. Actualmente a cobertura do Dólmen é formada por um telhado de telha mourisca suportado por uma estrutura abobadada de alvenaria. O corredor de acesso é formado por dois esteios e uma pedra de cobertura.
O arco que faz o acesso ao Dólmen é revestido a azulejos do séc. XVII e no topo temos um painel representando Santa Maria Madalena em Oração.
O altar primitivo encontra-se encostado ao esteio de cabeceira sobre o qual se encontra a imagem em terracota de Santa Ana, embora inicialmente seria uma imagem da Santa Maria Madalena. Encostado a este altar foi construído outro no século XVII com o frontal revestido a azulejos com um quadro representando a Santa Maria Madalena desnuda. Na igreja pode ser admirada a pia baptismal e pias de água benta do século XVI e azulejos com padrão seiscentista.
É óbvio que este é um monumento pagão incorporado na religião cristã, mas existe a lenda que a incorporação do Dólmen na igreja foi da responsabilidade de Santa Maria Madalena.
Segundo a lenda, os populares cristãos, desmantelaram a anta por ser símbolo pagão, mas por poderes divinos esta foi reconstruída por Maria Madalena. Tantas vezes foram as que o povo destruiu a anta, quantas as que a Santa a voltou a construir, que o povo desistiu da ideia da demolir e decidiu inserir esta na capela que queriam construir.
Existem mais duas versões desta lenda
1- Foi a Santa Maria Madalena que transportou as pedras da Serra da Lua (serra vizinha) e as colocou neste local para formarem um local de oração dos populares.
2- A Santa fez nascer as pedras neste local para os crentes poderem expiar os seus pecados.
Seja como for, parece óbvio haver uma ligação entre a cristianização de um monumento pagão e a Santa 'pecadora'.
Na fachada principal da igreja, pode-se observar no seu nicho, a imagem original de Santa Maria Madalena.
Maria Madalena é uma personagem importante para os cristãos, sendo recordada na igreja primitiva como uma mulher notável, corajosa, com qualidades de liderança e amiga íntima de Jesus. Maria Madalena começou a seguir Jesus após ter sido por Ele curada de 'espíritos e enfermidades', especificando mesmo S. Lucas que dela 'tinham saído sete demónios' (representantes do dilaceramento íntimo que Madalena experimentou). Maria Madalena era muito próxima de Jesus sendo mesmo chamada a partir para anunciá-Lo aos apóstolos após ter encontrado o Seu túmulo vazio, tornando-se assim conhecida como 'apóstola dos apóstolos'.
Acesso ao dólmen pelo interior da igreja.
Altar no interior do dólmen com o painel de azulejos representando Santa Maria Madalena desnuda.
O espaço que fica entre os esteiros e o suporte do telhado em alvenaria, é constituido por pequenos tijolos.
Nas pedras da gruta encontram-se pequenas covas que podem ter servido para colocar oferendas ou velas.
História do monumento.
Entre 4000AC e 3500AC foi construído o Dólmen ou Anta como monumento funerário megalítico.
Provavelmente após 1147 com a chegada dos cristãos a estas terras o espaço oferecido pelo Dólmen terá sido usado para criar a ermida de Santa Maria Madalena.
http://rio-maior-cidadania.blogspot.pt/2010/02/dolmen-igreja-de-santa-maria-madalena.html

««««««««
http://www.portugalnotavel.com/2011/01/anta-das-alcobertas-rio-maior/

Sem comentários:

Enviar um comentário