Meditação por Portugal

Ao Encontro da Alma Luzitana

Vamos postar aqui todos os contributos que vão sendo postados no facebock no grupo da meditação.

http://www.facebook.com/#!/groups/296337117096239/

BEM VINDOS

www.portograal.no.comunidades.net


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

                                         Mapa de Portugal

D. Afonso Henriques

(Guimarães cerca de 1110-Coimbra 1185)

Conde da Lusitânia (1112-1139), rei de Portugal (1139-1185), primeiro monarca da dinastia de Borgonha, filho de Henrique de Borgonha, príncipe capetiano, e pai de D. Sancho I de Portugal, o seu sucessor ao trono.

 

Os seus antecedentes

Em finais do século XI, a política ibérica era extremamente influenciada pela Reconquista: a expulsão dos Mouros, sucessores do Califado de Córdova. Como a aristocracia militar estava preocupada com as cruzadas, Afonso VI de Castela pediu auxílio à nobreza francesa para combater os Mouros. Em troca, Afonso VI ofereceu a mão das suas filhas aos chefes de expedição e importantes privilégios reais aos outros.
Assim, a herdeira D. Urraca de Castela casou-se com D. Raimundo de Borgonha, segundo filho do duque de Borgonha. A meia irmã de Urraca, a princesa Teresa de Leão, filha ilegítima de Afonso VI, casou com Henrique de Borgonha, tio de Raimundo.
Com esta aliança, Henrique tornou-se Conde de Portugal, um feudo difícil no norte de Castela onde eram frequentes os ataques e as investidas dos Mouros. Deste matrimónio, nasceu D. Afonso Henriques (Henriques significa «filho de Henrique»).

A sua vida

O pai de D. Afonso Henriques, Henrique de Borgonha, morreu quando Afonso Henriques tinha três anos, tendo Afonso Henriques de Borgonha herdado o Condado Portucalense da sua mãe, filha de Castela, mas não o Ducado de Borgonha, que o seu pai, segundo na linha de sucessão, não tinha obtido.
Em 1146, D. Afonso Henriques casou-se com D. Mafalda de Sabóia. A herança do condado foi contestada pela sua mãe, Teresa de Leão, que pretendia conservar o Condado Portucalense na família de Leão e sob vassalagem da família de Castela, que, não obstante a sua descendência ilegítima, lhe tinha concedido um título sobre o condado vassalo.
Todavia, segundo a lei sálica, nem a mãe, filha ilegítima, nem D. Afonso Henriques (descendente de Borgonha e cujo condado tinha sido obtido por aliança) poderiam herdar o mesmo (o que se tornaria objecto de grandes contestações por parte da família de Castela, bastante tempo após a acessão de Portugal à independência).
D. Afonso Henriques de Borgonha, Conde de Portugal, foi o primeiro rei de Portugal, cuja independência foi declarada em detrimento dos reinados de Castela e Leão. D. Afonso Henriques foi proclamado rei em 26 de Julho de 1139, tendo sido reconhecido como o Conquistador por ter alargado o seu reino e o ter defendido dos Mouros e por ter ganho a independência de Portugal sobre Castela. Do seu matrimónio com D. Mafalda de Sabóia, nasceram sete filhos, entre os quais D. Sancho I, o seu sucessor. Morreu em 6 de Dezembro de 1185, em Coimbra.

A sua acção

Nascido em Coimbra, D. Afonso Henriques foi, possivelmente, criado em Guimarães, onde viveu até 1128. Em 1128, sob a direcção do arcebispo de Braga, opô-se politicamente à sua mãe Teresa, que apoiava o partido dos Travas, família do seu amante. O arcebispo, forçado a emigrar, levou o infante consigo. O infante foi armado cavaleiro em 1122. Depois de restabelecida a paz, regressou ao Condado Portucalense.
Entretanto, novos incidentes provocaram a invasão do condado pelo rei Afonso VII de Castela que, em 1127, cercou Guimarães onde se encontrava D. Afonso Henriques para o obrigar a prestar vassalagem ao reino de Castela. Afonso VII beneficiava do apoio da sua meia irmã ilegítima a quem contestava o direito de transmitir os títulos do condado, que deveria manter-se nas famílias reais de Castela e Leão.
Como D. Afonso Henriques lhe tinha prometido fidelidade, Afonso VII renunciou à conquista da cidade. Mas alguns meses mais tarde, em 1128, as tropas reais conduzidas por D. Teresa de Leão defrontam-se com as do filho, D. Afonso Henriques de Borgonha, Conde de Portugal. D. Afonso Henriques vence a mãe e consagra a sua autoridade no território portucalense, assumindo o governo do condado.
O Conde concentra então o seus esforços para obter da Santa Sé a plena autonomia da Igreja Portuguesa e o reconhecimento da independência pelo rei de Castela. Em 1139, após uma retumbante vitória durante a batalha de Ourique contra os Mouros, D. Afonso Henriques foi aclamado primeiro rei de Portugal pelas suas tropas.
No ano seguinte, este renovou as suas pretensões sobre a zona meridional da Galiza, o que fez reagir Afonso VII de Castela. Os dois exércitos defrontaram-se nos Arcos de Valdevez. O destino das tropas foi decidido num torneio vencido pelos cavaleiros portugueses.
Segundo a tradição, a independência foi confirmada mais tarde, nas Cortes de Lamego, altura em que o rei recebeu das mãos do arcebispo de Bragança a coroa de ouro e de pedras preciosas de Portugal como sucessor dos reis visigodos (embora estudos recentes coloquem em causa a união destas Cortes). O reconhecimento da independência pela família de Castela deu-se em 1143. Esta dever-se-á à ambição de Afonso VII de se tornar imperador de toda a Península Ibérica e, para tal, necessitava de ter reis como vassalos em Leão e Portugal).
A partir de então, D. Afonso Henriques tentou consolidar a independência. Fez importantes doações à Igreja e fundou diversos conventos. Tentou conquistar terreno aos Mouros no sul e tomou Santarém em 1146 e Lisboa em 1147. Nas regiões despovoadas reconquistadas aos árabes, instalou colonos e convidou ordens religiosas militares, como os Templários e os Hospitalários, para se instalarem ao longo das fronteiras como defensores contra os Mouros. Em 1179, o Papa Alexandre III, pela sua bula Manifestus probatum, reconheceu Portugal como país independente e vassalo da Igreja, na condição de lhe pagar um tributo.

http://www.viagensnotempo.com/perso1.html

Sem comentários:

Enviar um comentário