Meditação por Portugal

Ao Encontro da Alma Luzitana

Vamos postar aqui todos os contributos que vão sendo postados no facebock no grupo da meditação.

http://www.facebook.com/#!/groups/296337117096239/

BEM VINDOS

www.portograal.no.comunidades.net


sábado, 18 de maio de 2013

A Ilha das Sete cidades    


lenda dum navio português, que, tendo largado da foz do Douro, fora arrastado por uma tempestade até uma longínqua ilha que se dizia ser a das Sete Cidades – lendária ilha que a imaginação peninsular colocara no Atlântico ocidental como misterioso refúgio dos sete bispos fugidos da Península como muita outra gente ante a sanha dos invasores muçulmanos. E no dizer de Fernão Colombo: “…la quale ham per cosã certa che L’isola delle Sette Cittá, populata da Portoghesi nel tempo che al Re Don Rodérico la Spagna fu tolta daí Mori.
António Galvão, no Tratado das Descobertas, alude ainda ao achamento duma ilha ocidental em que havia sete cidades, pelos anos de 1447.
Dalila Pereira da Costa
A Nau e o Graal
A Ilha das Sete Cidades é, entre todas as ilhas mais ou menos míticas do Atlântico, aquela que mais testemunhos reúne. Os detalhes presentes em varias fontes são também muito mais densos e realistas do que os que surgem em qualquer outra. De facto, é como se tivesse existido mesmo uma Ilha das Sete Cidades, algures no Atlântico até pelo menos meados do século XVI… Existem relatos de visitantes das Ilhas, que terão visitado essa Ilha administrada pelos descendentes desses visigodos e onde o ramo eclesiástico assumia as funções governativas. Mas terá mesmo existido tal ilha?
Ao longo da História foram varias as ilhas que se afundaram ou desapareceram no meio de cataclismos vulcânicos. Esta Ilha das Sete Cidades poderia assim ser uma ilha açoriana destruída por esta forma e que teria desaparecido sem deixar qualquer vestígio…

http://movv.org/2012/06/16/a-ilha-das-sete-cidades-2/

Sem comentários:

Enviar um comentário