Meditação por Portugal

Ao Encontro da Alma Luzitana

Vamos postar aqui todos os contributos que vão sendo postados no facebock no grupo da meditação.

http://www.facebook.com/#!/groups/296337117096239/

BEM VINDOS

www.portograal.no.comunidades.net


domingo, 25 de janeiro de 2015


O QUE É PORTUGAL? O QUE SÃO OS PORTUGUESES?
"Ainda não percebi por que os portugueses se têm em tão má conta... Chamam-se uns aos outros preguiçosos, estúpidos e sei lá mais quantos nomes menos agradáveis para se classificarem... Somos um bocado comodistas, é certo, mas daí a sermos estúpidos ou outra coisa qualquer, não!
O que é Portugal? é o país mais antigo da Europa, com uma história que vale a pena ser contada, que sempre procurou ultrapassar os obstáculos que a própri...a história lhe punha pela frente...
O que são os Portugueses? Um povo que resultou da mistura de muitos povos e que por isso mesmo tem a apetência do outro, do desconhecido, daquilo que está para além do que se vê... da aventura, também! é um povo individualista, mas solidário, que gosta do seu cantinho mas não hesita em deixar tudo para procurar novas formas de vida, que gosta da paz, mas em momentos de ataque à sua integridade é capaz de reagir com firmeza, com coragem.
Que povo é este que caminha, hoje, vergado ao peso de uma vergonha que não é a sua, vi vendo uma culpa de que não é culpado?
Este povo não é estúpido nem cobarde! Os heróis fazem-se em momentos de medo e de limite, mas há aqueles heróis do quotidiano que lutam sempre contra as dificuldades, não heróis de momento ou ocasião, mas de uma heroicidade profunda que os faz teimar, persistir, continuar e até rir das suas desgraças.
Dizia o meu saudoso professor António José Saraiva que o povo português é genial! Eu acredito nisto. Acredito que na alma portuguesa existe a semente do génio que faz o seu povo ser extremamente criativo, que o leva a encontrar sempre solução para os seus problemas e que um dia o levará a sair do seu abatimento, a tomar o seu destino nas mãos e a fazer que Portugal cumpra a missão para que foi criado." - Filomena Bastos
http://www.apeiron-edicoes.com/livraria/
See More

Sem comentários:

Enviar um comentário